Você sabia que foi a Coca-Cola quem criou o Papai Noel em uma jogada de marketing?
Vocês já devem ter ouvido falar da história do bom velhinho Papai Noel ter sido inventada pela maior empresa de refrigerantes do mundo: A Coca-Cola.
A verdade é que a história do bom velhinho foi inspirada em São Nicolau, que foi um arcebispo na Turquia, no século IV. São Nicolau tinha o costume de dar presentes e ajudar os mais necessitados, e em sua homenagem, criou-se o costume de distribuir presentes no mês de dezembro, que é o mês de seu aniversario.
Em 1931 a Coca-Cola resolveu fazer uma linda jogada de marketing, na tentativa de promover o consumo de bebidas no inverno pois era um período em que as vendas de bebidas eram baixas.

A empresa contratou Haddon Sundblon para recriar o Papai Noel, dando-lhe uma afeição mais humana. Haddon se inspirou na versão criada por Thomas Nast (famoso cartunista alemão). O que tornou a campanha genial foi de colocar as cores da marca na roupa do personagem.
A imagem do Papai Noel se espalhou rapidamente pelo mundo devido a força da marca, e isso ocasionou em uma padronização da imagem do personagem. É lógico que outros aspectos como o do trenó e as renas contribuíram muito para o sucesso.
Não é atoa que a Coca-Cola tem sido parte da cultura popular a mais de 100 anos. Suas ações de marketing e comunicação possuem um grande senso de propósito e são tão conectadas com os público que faz com que a marca supere seus concorrentes.
Referências