Ações e o universo do Ponto de Venda [PDV]


O merchandising no ponto de venda é fundamental para a empresa conhecer e entender conceitos, estratégias e ferramentas para garantir que seu produto possa se destacar de forma positiva dentro do ambiente de vendas.

Segundo Regina Blessa, autora do livro Merchandising no Ponto de Venda:

“Diz respeito a identidade visual construída como uma ponte entre a marca e o cliente; se refere a todo o cenário que será criado para proporcionar uma experiência de prazer no consumo.“

São detalhes sutis com a decoração, climatização, jogo de luzes, trilha sonora, etc; que irão construir um ambiente harmônico e positivo para o cliente ter uma experiência positiva e agradável dentro do ambiente.

Por mais que a internet tenha evoluído, o merchandising no ponto de venda continua sendo um poderoso aliado do marketing de qualquer marca, pois ele pode proporcionar ao cliente uma experiência através dos cincos sentidos (tato, paladar, olfato, visão e audição). Isso permite que a atenção do cliente seja conquistada e mantida, fidelizada pela comprovação de toda informação que foi transmitida, agora, através do contato mais próximo com o produto.

Exemplo de decisão no PDV: se seu publico alvo são crianças, a altura da prateleira onde seu produto estará exposto pode ser um fator decisivo. Decisão que dirá se a criança poderá ter um contato direto com ele ou não.

Atrair os clientes para sua empresa e ainda exercer algum tipo de atração para eles

sobre seu produto ou serviço não é uma tarefa fácil, mas por meio de estudos

comportamentais, é possível transformar o ponto de venda em uma mina de

grandes lucros. Para isso existem algumas estratégias que podem ajudar a nisso, como

por exemplo:

- Cross-merchandising Técnica que tem por finalidade cruzar (cross) os produtos no ponto de venda que tenham entre si relação direta de consumo destacando-os entre os demais (merchandising). Essa técnica serve para lembrar o consumidor do produto (gerar interesse de compra) quando estiver comprando outro item.

- Estimulo dos sentidos

Marketing sensorial ou Brandsense, possibilita a construção de um elo subjetivo e emocional com o consumidor, a partir do tato, olfato, visão, paladar ou audição. Quando aquela sensação vem à memória, você lembra da marca X. É isso!

As ações de PDV são muito comuns hoje em dia e estão sempre em busca de novidades. Preste atenção e você vai se deparar com promotores te oferecendo uma amostrinha grátis, degustações, ativações da marca com miniaturas e montagens mirabolantes... muita coisa legal! Fique a vontade em nos enviar uma foto sua em alguma ação em PDV ! Postaremos as melhores =)

Referências

http://endeavor.org.br/pdv-ponto-venda/

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-importancia-do-ponto-de-venda/29987/

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