4 C's do Marketing E O Foco No Cliente

Falamos aqui sobre os 4P’s do Marketing, e o quanto ele é importante para as empresas. Agora vamos falar sobre os 4C’s, que também fazem parte do mix marketing e seu foco é na visão do consumidor, em sua relação com os produtos ou serviços da empresa.

Funcionamento dos 4C’s

Cliente

Uma empresa deve conhecer bem seu cliente, trata-lo com respeito e ouvi-lo sobre as

impressões de seus produtos. Uma boa comunicação com seus clientes ajuda a

fortalecer e produzir um produto que suprime da melhor forma possível o desejo ou necessidade dos seus clientes.

- Principal preocupação da empresa

- Monitoramento de satisfação

- Ponto de partida para criar qualquer produto

Custo

O que para a empresa é o preço, para o cliente é o custo, o valor que ele terá que

desembolsar para adquirir o serviço ou produto que irá satisfazer sua necessidade ou

desejo. Por isso é muito importante que a empresa conheça bem seu publico, assim

ela terá uma ideia de quanto cobrar.

- Quanto o público está disposto a investir

- Preço não é função de custo, e sim valor

Conveniência

Hoje em dia o cliente quer facilidade, isso que dizer que o produto deve ser fácil de se

encontrar, pois o tempo para adquirir o produto é rápido, ele não quer esperar muito

tempo para ser atendido, ou seja, o atendimento deve saber muito bem a respeito dos

produtos/serviços (tendo um atendimento diferenciado), caso o contrario o cliente

pode não ficar satisfeito. O cliente é quem avalia se a empresa e os serviços ou

produtos que oferecem valem o seu esforço e seu tempo.

- Adaptar as necessidades do cliente

- Opõe-se á distribuição baseada apenas na visão de eficiência do fabricante

Comunicação

Não adianta nada criar um produto ou serviço se não for divulgado. A comunicação é o

caminho que a empresa deve construir para o consumidor chegar até ela. O objetivo é

dialogar com os clientes em potencial, deixando a mensagem bem clara sobre os

principais pontos daquele produto ou serviço, onde encontrar, qual o diferencial, as

vantagens de comprar na sua empresa e etc.

- Levar em conta as considerações dos clientes

- Diálogo com o cliente

Todos esses estudos devem ser constantes, com dados reais que tornem possível um contato cada vez mais próximo com os clientes. Sua empresa deve estar atenta aos clientes que possui, pois, o maior lucro não deve ser o financeiro, mas sim a fidelização do cliente que renderá uma parceria firme e de longo prazo.

Fonte:

http://cabradm.blogspot.com.br/2010/06/os-4- cs-do- marketing.html

https://www.profissionaldoaco.com.br/destaques_in.asp?id_destaque=43

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