4 C's do Marketing E O Foco No Cliente
Falamos aqui sobre os 4P’s do Marketing, e o quanto ele é importante para as empresas. Agora vamos falar sobre os 4C’s, que também fazem parte do mix marketing e seu foco é na visão do consumidor, em sua relação com os produtos ou serviços da empresa.

Funcionamento dos 4C’s
Cliente
Uma empresa deve conhecer bem seu cliente, trata-lo com respeito e ouvi-lo sobre as
impressões de seus produtos. Uma boa comunicação com seus clientes ajuda a
fortalecer e produzir um produto que suprime da melhor forma possível o desejo ou necessidade dos seus clientes.
- Principal preocupação da empresa
- Monitoramento de satisfação
- Ponto de partida para criar qualquer produto
Custo
O que para a empresa é o preço, para o cliente é o custo, o valor que ele terá que
desembolsar para adquirir o serviço ou produto que irá satisfazer sua necessidade ou
desejo. Por isso é muito importante que a empresa conheça bem seu publico, assim
ela terá uma ideia de quanto cobrar.
- Quanto o público está disposto a investir
- Preço não é função de custo, e sim valor
Conveniência
Hoje em dia o cliente quer facilidade, isso que dizer que o produto deve ser fácil de se
encontrar, pois o tempo para adquirir o produto é rápido, ele não quer esperar muito
tempo para ser atendido, ou seja, o atendimento deve saber muito bem a respeito dos
produtos/serviços (tendo um atendimento diferenciado), caso o contrario o cliente
pode não ficar satisfeito. O cliente é quem avalia se a empresa e os serviços ou
produtos que oferecem valem o seu esforço e seu tempo.
- Adaptar as necessidades do cliente
- Opõe-se á distribuição baseada apenas na visão de eficiência do fabricante
Comunicação
Não adianta nada criar um produto ou serviço se não for divulgado. A comunicação é o
caminho que a empresa deve construir para o consumidor chegar até ela. O objetivo é
dialogar com os clientes em potencial, deixando a mensagem bem clara sobre os
principais pontos daquele produto ou serviço, onde encontrar, qual o diferencial, as
vantagens de comprar na sua empresa e etc.
- Levar em conta as considerações dos clientes
- Diálogo com o cliente
Todos esses estudos devem ser constantes, com dados reais que tornem possível um contato cada vez mais próximo com os clientes. Sua empresa deve estar atenta aos clientes que possui, pois, o maior lucro não deve ser o financeiro, mas sim a fidelização do cliente que renderá uma parceria firme e de longo prazo.
Fonte:
http://cabradm.blogspot.com.br/2010/06/os-4- cs-do- marketing.html
https://www.profissionaldoaco.com.br/destaques_in.asp?id_destaque=43