Os 4Ps do Marketing e aplicação em seus negócios!

Você conhece os 4P’s do marketing? Primeiramente, temos que entender o que é o marketing para então entender a função dos 4P’s =)
O marketing é o processo para determinar que produto ou serviço pode interessar os consumidores, bem como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. O marketing tem um conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, por meio de quatro possibilidades: preço, praça (distribuição), promoção e produto.
Pronto! Aí estão nossos pilares básicos de toda e qualquer estratégia: Os 4P’s do marketing, também conhecidos como marketing mix. Mas como eles funcionam?
Funcionamento dos 4P’s
Preço
Quantia que será cobrada pelo produto/serviço da empresa. Esse é de fato o P mais importante pois ele está ligado a sobrevivência da empresa e vai indicar o futuro dela no mercado. Para definir um preço para o produto/serviço da empresa, incluindo descontos e financiamentos, é necessário ter em vista o impacto não apenas econômico, mas também psicológico de uma precificação. Para isso é preciso responder algumas perguntas:
- Qual o valor do produto/serviço para o comprador?
- Como o preço da empresa se compara ao de seus competidores?
- O que o cliente espera deste produto?
- Qual será sua aparência?
Produto São os bens e serviços que a empresa disponibiliza para o mercado-alvo,
O produto ou serviço serve para entender e definir quais os atributos e características que serão oferecidos. Na ajuda para definir as características e atributos do seu produto algumas perguntas devem ser respondidas:
- Quais as funções que ele deve desenvolver?
- Qual o valor que o produto tem a oferecer?
- Como seu produto será comparado?
- Como, quando e onde o cliente irá utilizá-lo?
Praça
Praça ou distribuição se ocupa da disponibilização dos produtos aos seus mercados consumidores, ou veja, a distribuição refere-se aos canais através dos quais o produto chega ao cliente e inclui pontos de venda, pronta-entrega, atendimento e diferentes vias de compras. Em outras palavras... como o cliente chega até seus produtos/serviços.
Perguntas para definir da melhor forma possível a praça:
- Onde seu público costuma procurar seus produtos/serviços?
- Como a empresa pode acessar os melhores e mais efetivos canais de distribuição?
- Onde os concorrentes estão?
Promoção
São os elementos promocionais que divulgam e comunicam o produto/serviço ao mercado, ou seja, que ajudam a promover a marca da empresa. Isso inclui as publicidades, promoções de vendas, relações públicas e etc.
Algumas perguntas para ajudar a definir melhor os elementos promocionais:
- Padrão que será divulgado o produto/serviço?
- Onde a empresa fará o anúncio do produto/serviço?
- Como os competidores fazem a promoção de seus produtos/serviços e como isso irá influenciar nas ações da empresa?
Os quatro pilares do marketing ajudam a conquistar o público-alvo e fazê-lo entender os benefícios do produto/serviço da empresa. Uma empresa que não se planeja não sai do lugar e os 4P’s ajudam a guiar-se de uma maneira fácil. Aprofundando de maneira clara, veja abaixo que 4Ps levam a 4Cs =)

Se você tem um negócio próprio (produto ou serviço), um diferencial de peso é ter as perguntas de cada P que listamos acima respondidas! Ao fim, você terá uma análise maravilhosa sobre o marketing do seu trabalho e com ela conseguir se planejar!
Fonte: